Associação Atlética de LuziâniaFundado em 1926, com o nome de Santa Luzia. Alcançou em 1958 a sua melhor campanha.

 

A principal curiosidade a respeito do clube é sua filiação à Federação Brasiliense de Futebol, que representa o futebol do Distrito Federal, não à Federação Goiana de Futebol. A explicação para esse fato é relacionada às distâncias que o clube teria que percorrer para disputar o Campeonato Goiano - de Luziânia até Goiânia são menos de 200 quilômetros e sua distância em relação à Brasilia é de apenas 70.

 

Em 2010, caiu para a 2ª Divisão do Campeonato Brasiliense, juntamente com o Dom Pedro, que ficou com quatro pontos a mais (14 do clube do Núcleo Bandeirante, ante 10 do Luziânia).

 

Além da lanterna, o Luziânia (que chegou a disputar a Série C de 2006) teve o pior ataque (dez gols) e a pior defesa (ao lado do Brasília FC). Em 2012 conquistou o 1° turno do Campeonato Brasiliense com uma vitória por 3x2 sobre o Ceilândia no estádio Serra do Lago, garantindo uma vaga na Copa do Brasil de 2013.

 

Em 2013, O Luziânia disputou pela primeira vez em sua história a Copa do Brasil. Foram dois jogos contra a equipe do Fortaleza, e em ambos o placar foi o mesmo (0 a 0). O Luziânia acabou sendo eliminado nos pênaltis no jogo da volta em Fortaleza pelo placar de 3 a 2, com destaque para o goleiro Edmar Sucuri, que defendeu dois pênaltis naquela ocasião.

 

Camiseta OficialEm 2014, o Luziânia começou o Campeonato Brasiliense com o pé direito, batendo a equipe do Gama por 1 a 0 em pleno estádio Bezerrão. Pensando alto, a diretoria montou um elenco forte e competitivo visando buscar o título inédito do Campeonato Brasiliense. Alguns atletas conhecidos no cenário nacional e local foram contratados. Trata-se do experiente atacante Lúcio Bala, com rodagem por vários clubes grandes do país. Outros reforços importantes são o meia Rodriguinho (campeão brasiliense em outras nove oportunidades) e o atacante Vaguinho (ex-Ponte Preta e Portuguesa). Destaque também para um ídolo do clube: o zagueiro Perivaldo, jogador que está a mais tempo a vestir a camisa do Luziânia.

 

No dia 17 de maio de 2014, o Luziânia conquistou o Campeonato Candango de Futebol mesmo com a derrota por 1 a 0 frente ao Brasília (havia vencido o primeiro jogo por 3 a 2). Por ter feito melhor campanha no geral, fez história tornando-se a primeira equipe de outro estado a levar o título de uma competição regida por outra federação.